Joseph Shafan

"Então uma voz se elevou do abismo. Era o grito da Luz"  Visão de Hermes

Textos

Simpatias de Ano Novo

Como é comum, nesta época do ano, ressurgem as “simpatias de ano novo” em jornais, revistas, na TV e, como não poderia deixar de ser, na Internet também (veja alguns links que naveguei, abaixo [nota 1] ). Acredito muito na expressão “a fé remove montanhas” [nota 2] , porém, ao tratarmos de tema, revelo que tenho uma experiência não muito feliz nas chamadas popularmente “simpatias de ano novo” mais conhecidas. De fato, na única oportunidade em que eu me submeti a fazer as “tais” (pular tantas ondas, comer tantas uvas, etc) tive um dos piores anos de minha vida. Talvez, entretanto, que o ano poderia ter sido muito pior, ou o ritmo de fé tenha sido inadequado, sei lá! Por outro lado, tem sido mesmo através da fé que venho superando obstáculos dos mais diversos. A melhor “simpatia” que aprendi (e que sei vai dar certo mesmo) se dá através da chamada “reza mais forte” ou “a mais forte entre todas as rezas brabas ou mansas” [nota 3] que é a prece que Jesus de Nazaré nos ensina, intitulada através dos séculos de “Pai Nosso” [nota 4] ou, como dizem os teólogos, a “oração dos 7 pedidos”. Esmiuçando minha biblioteca reencontrei os volumes (dois) de “Rezas, Benzedura e Simpatias” (veja nota nº 3) e passei a reler alguns tópicos. Percebi, entre outras coisas, que muitas das “simpatias de ano novo” que circulam pela Internet têm origem naqueles volumes. Também revi algumas orações que permeiam o folclore brasileiro. Conversando com um amigo que é cientista das religiões e readaptando alguns “rituais”, me propus a incluir, compartilhando, algumas (poucas) simpatias que consideramos eficazes:

PARA TER PAZ (AOS SANTOS ANJOS)
1º - Na véspera do Ano Novo, antes da meia-noite, tenha em mãos 12 velas brancas e um incenso de seu gosto. Acenda o incenso e, a seguir, as velas formando com elas um círculo. Conforme for acendendo-as faça a seguinte oração: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Dai, Senhor, a paz aos que têm fé em vós, afim de que se cumpra a palavra do profeta. Ouvi as preces do vosso servo e do vosso povo de Israel. Santos Anjos, que eternamente cantais as glórias do Altíssimo Senhor Deus: arcanjo São Miguel, triunfastes vencedor das potências infernais, anjo São Rafael, que guiastes a Tobias no deserto, anjo São Gabriel, que anunciastes a Maria Santíssima a concepção do Verbo de Deus. Samuel, Zachariel, Anael, lumes que brilhais em torno ao trono do Altíssimo, que para sempre seja louvado. Sejam todos minha luz, meu amparo, minha força, minha alegria. Pelas virtudes dos vossos puríssimos espíritos, fujam de mim as entidades infernais. Pelo ardente amor dos Serafins, pela luz dos Querubins, pela pureza dos Anjos, esteja eu amparado, protegido, guardado e salvo das tentações. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim seja.”
2° - Nos seis primeiros meses do Novo Ano, a cada vez que falar uma imprecação (“palavrão”) dizer mentalmente: “Santos Anjos, perdoai-me”;
3º - Nos seguintes seis meses (com o hábito já adquirido de não proferir imprecações), a cada vez que ouvir um “palavrão” dizer mentalmente: “Santos Anjos, perdoai-nos”.

PARA VENCER OS INIMIGOS (COM SÃO JORGE)
Logo após a meia-noite do Ano Novo, acenda um incenso e uma vela branca. Ajoelhe-se, mentalize a imagem de São Jorge e, a seguir, faça a seguinte prece: “Cavaleiro de Cristo, valoroso e bem-aventurado São Jorge, eu venho ajoelhar-me diante de vossa imagem em ato de veneração por vossa virtude e inabalável fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim como vós abatestes e decepastes o dragão da maldade, assim eu creio, São Jorge, que com a permissão do Justo Juiz, nosso Pai, Deus Eterno, vireis defender-me. Empunhando a lança, sois o defensor dos perseguidos e dos que padecem injustiças. Com a permissão de Deus, valoroso São Jorge, vinde em meu auxílio e dai-me a coragem, sob o vosso patrocínio, de enfrentar os meus adversários, que pretendem a minha derrota e induzir-me ao pecado de odiar meus inimigos, assim desobedecendo o preceito de Nosso Senhor Jesus Cristo. O senhor, São Jorge, é o meu defensor e guardião, o modelo que todos devemos imitar na defesa da fé. São Jorge, defendei-me. Assim seja.” Todos os dias, assim que acordar repita: “O senhor, São Jorge, é o meu defensor e guardião, o modelo que todos devemos imitar na defesa da fé. São Jorge, defendei-me. Assim seja.”

PARA PODER SOLUCIONAR TODOS OS PROBLEMAS (Oração Milagrosa)
Na noite do Ano Novo, acenda uma vela branca e a seguir faça a seguinte oração: “Peço a Deus que ilumine meu caminho e o de todos meus irmãos. Que a Sua Misericórdia nos envolva de sorte e de paz. Que a caridade e a humildade façam parte do nosso caminho. Confio em Deus sobre todas as coisas e com toda a força de minha fé. Que a nossa estrada seja eternamente iluminada pela sua gloriosa paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” A cada manhã, repita a Oração Milagrosa.

PARA NÃO FALTAR DINHEIRO
No momento da passagem do Ano Novo, acenda uma vela branca e o incenso de sua preferência. Faça com concentração a seguinte prece: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Louvo São Judas Tadeu, São Benedito, Santo Antão, São Policarpo. Louvo Santo Expedito pelo bom êxito dos meus negócios, pela tranquilidade, pela minha paz. Graças vos sejam dadas, meu Bom Jesus, pela vossa misericordiosa proteção. Louvado seja Deus, Criador do céu e da terra, eterno Pai de todas as criaturas. Louvado seja o Divino Espírito Santo pela sua sabedoria. Louvado seja o Divino Espírito Santo pela sua sabedoria. Louvado seja para todo o sempre a Santíssima Trindade. Meu Deus, embora eu seja pecador, com toda humildade vos peço a graça de me amparardes em meus trabalhos, em minha profissão, em meus negócios. Senhor Jesus Cristo, vós dissestes: ‘Pedi e recebereis’. Com firme confiança em vossa Justiça e Misericórdia rogo o vosso amparo, afastando as dificuldades, os obstáculos e impedimentos em meu caminho. Concedei-me, Senhor, a felicidade de colher o fruto dos meus esforços. Dai-me Senhor, a ventura de poder sustentar-me com o meu trabalho e assim dar um exemplo de fidelidade aos vossos mandamentos, aos meus filhos, aos meus amigos, aos meus conhecidos. Creio em vós, Senhor, e tenho certeza de que não serei desamparado (a). Assim Seja.” Todos os dias, antes de adormecer repita: “Creio em vós, Senhor, e tenho certeza de que não serei desamparado (a). Assim seja.”

PARA LEMBRAR O QUE ESTUDOU (A Santo Tomás de Aquino)
Essa sempre foi, para mim, infalível. Evidente que não resolve para quem não estuda. Mas para aqueles que se esforçarem em aprender, seja para um Vestibular, um Concurso ou qualquer tipo de Exame, irá funcionar. Na noite de Ano Novo, acenda uma vela branca com o incenso de sua preferência. A seguir, faça a oração seguinte: “Meu Santo Tomás de Aquino fazei com que eu me sinta calmo, tranquilo e sereno diante das bancas examinadoras e que não me esqueça daquilo que estudei. Não permitais que eu seja dominado pelo nervosismo. Peço-vos que mantenhais no meu cérebro tudo aquilo que meus olhos leram nos livros, que meus ouvidos ouviram das bocas dos professores. Fazei com que eu possa repetir sem hesitação aquilo que estudei. E que possa responder com precisão tudo aquilo que me for perguntado. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” Nos dias em que houverem exame, antes de sair, repita a oração.

PARA TER SAÚDE (A Nossa Senhora dos Remédios)
Na virada do ano, acenda uma vela branca com um incenso de sua preferência. Em seguida faça a prece seguinte: “Nossa Senhora dos Remédios, confiante em vosso poder santíssimo, recorro a vós. Sede minha advogada junto ao mais alto poder dos céus e da terra. Preciso de amparo nas minhas dificuldades. Preciso de remédio para minhas doenças. Confio em vós, Nossa Senhora dos Remédios, porque sei que toda a cura de meus males está em vossas mãos. Livra-me do perigo, curai minha dor, tirai minha aflição, desfazei o nó de minhas dificuldades. Quero vossos Remédios, Nossa Senhora, para viver na saúde e na alegria.”

PARA OBTER UM BOM EMPREGO (Às chagas de Cristo)
Assim que chegar a passagem do ano novo, acenda uma vela branca com um incenso de sua preferência. Bem concentrado (a) faça a seguinte oração: Chave de Cristo vivo, chave de Cristo morto, chave de Cristo crucificado, chave de Cristo sepultado, chave de Cristo ressuscitado. Pelas chaves das sete chagas de Cristo crucificado, pela agonia de Cristo no Calvário, pelas dores de sua mãe Maria Santíssima quando viu seu filho na cruz, faça com que essa chave abra para mim (dizer qual o emprego que deseja). Repita essa oração todos os dias até o Dia de Reis, quando deve novamente acender a vela com o incenso e orar.

PARA TODAS AS ANGÚSTIAS E SOFRIMENTOS (À Santa Rita de Cássia)
Logo após o início do Ano Novo, acenda três velas brancas e um incenso de sua preferência. Reze, então, a seguinte prece por três vezes: “Santa Rita de Cássia, recorro a vossa confiança, esperando o vosso socorro. Não permitais que eu derrame lágrimas por mais tempo. Livrai meu coração de todas as angústias que me oprimem. Restitua-me a calma de espírito. Tentei todos os meios para trazer-me alívio, mas eles foram inúteis. Deposito toda a minha confiança em vós, escolhida por Deus para ser advogada desses casos desesperados. Vós, que todos chamam a Santa dos impossíveis, olhai por mim, para que também eu possa entoar o hino de ação de graças diante de vossa imagem. Intercedei agora e sempre pelas minhas necessidades. E eu farei conhecida, por todos os cantos onde andar, a vossa grande misericórdia para com os aflitos”.

Sabemos que as bases para que uma Reza, Benzedura ou Simpatia funcionem são a fé e a confiança. Sobre essas colunas é que podemos obter “milagres”. Após selecionarmos de mais de um milhar 29 “simpatias”, aqui compartilhamos alguns atos de fé (os demais ficam, se assim Deus o quiser, para os próximos anos). Desejamos, afinal, com “simpatia” ou sem, um Feliz 2009.


NOTAS:
1 - Links:
http://mdemulher.abril.uol.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/rituais-simpatias-serem-feitos-passagem-ano-410787.shtml
http://200.150.145.77/bin/paginas/680.php
http://www.portalangels.com/simpatias_para_anonovo.htm
http://www.mulherdeclasse.com.br/simpatias%20para%20o%20ano%20novo.htm
http://www.fundaj.gov.br/docs/text/anonovo.html
http://www.soldeamor.com/simpatias.htm
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=03130
http://www2.uol.com.br/JC/_1998/2012/br2012a.htm
http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro/pn50100b.htm
http://www.almacarioca.com.br/mandinga.htm
http://www.ahshow.com.br/misticismo/anonovo/index.htm
http://azulbanana-objectoslegiveis.blogspot.com/2007/12/simpatias-para-o-ano-novo.html
http://www.nominuto.com/cidades/simpatias_prometem_um_ano_novo_com_prosperidade/12657/
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/anonovo8.html
http://www.supersimpatias.com/2008/12/relao-de-simpatias-para-o-ano-novo-e-o.html
http://www.artedavida.net/simpatias-de-fim-de-ano-natal-ano-novo/
http://www.noticiaspopulares.info/simpatias-para-final-de-ano.html
http://www.astrologosastrologia.com.pt/simaptias&feiticos=simpatias+fim_ano.htm
http://www.parana-online.com.br/colunistas/70/4233/
http://www.blogoiaba.com/2008/11/23/simpatias-para-o-ano-novo/
http://www.saudade-br.de/?p=143
http://caminhodaesperanca.blogspot.com/2008/12/simpatias-para-fim-de-ano.html

2 - Mc 11, 22-23:Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. (ler comentário interessante em: http://sporamor.blogspot.com/2007/11/f-remove-montanhas.html )

3 - Vani Rezende (coord), “Rezas Benzeduras e Simpatias”, ed. 3, 1986, p.14

4 - Pai Nosso, que estais nos céus; santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como nos céus; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal (Pois vosso é o Reino, o Poder e a Glória para sempre); Amém.


www.shafan.prosaeverso.net/

Joseph Shafan
Enviado por Joseph Shafan em 29/12/2008
Alterado em 05/02/2010
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras