Joseph Shafan

"Então uma voz se elevou do abismo. Era o grito da Luz"  Visão de Hermes

Textos

Tesouro Resgatado
 
O tempo impera no espaço ou o espaço reina no tempo? Grandes cientistas se debruçaram em pesquisas através dos tempos (redundância?) no espaço possível até que Einstein definiu uma dimensão comum: o tempo-espaço. Ainda, a Física diz sobre condições ‘impalpáveis’ ou ‘inacessíveis’ e a distância para perceber efeitos. Além do mais, há várias expressões acerca da vida e do tempo, mas guardei uma, de origem semítica que considero preciosa: “O tempo não passa, nós é que passamos pelo tempo”, embora a tenho ouvido numa direção oposta: “Não passamos pelo tempo, o tempo é que passa por nós”... Na Filosofia e sua ramificação Psicologia, expuseram grandes homens a preocupação, o medo, a paura mesmo, do homem diante do tempo e as consequências do sentimento de passagem.

Afinal, haveria um meio de resgatar-se o tempo? Mistério, enigma, e Einstein demonstrou também a possibilidade de ‘buraco do tempo’, ou ‘passagem através do tempo’, num possível encontro do passado com o futuro.

Mas consegui uma ‘passagem’ mais simples outro dia: visitei um velho amigo (literalmente falando) que tem um espaço amplo em sua casa em que pode preservar uma grande quantidade de livros, numa biblioteca que pode causar inveja a qualquer aficcionado pela literatura. Estive eu a contemplar aquela maravilha, observando o bem cuidado acervo, que continha também coleções antigas e outras nem tanto. Mas meu olhar brilhou ao rever especialmente uma: “Tesouro da Juventude”, numa edição de 1956. Era ela! Pude revê-la depois de tantos anos, justamente a coleção que habitava a biblioteca do Liceu. Num pulsar engrandecido estiquei as mãos e colhi o volume I. Passeei os olhos sobre o índice, fui até a página 119 e, depois de décadas, reli o que transcrevo:

“O LIVRO DA POESIA

O Belo Mundo dos Poetas
Magnífico destino têm os que são capazes de exprimir coisas inesquecíveis, como os grandes escritores de todos os países, que nos legaram livros belíssimos, lidos com prazer e admiração através de séculos. Alguns desses são em versos, dos quais, não raro, as palavras até nos ficam na memória, pois a poesia é mais fácil de guardar do que a linguagem comum, a que chamamos prosa. Há milhares de lindas poesias que todos devem ler; quem as desconhece não avalia integralmente o prazer da leitura. Os verdadeiros poetas encantam-nos, ajudam-nos a ser bons, felizes, cheios de esperança; suas palavras soam como se fossem música.”

E o primeiro parágrafo se completa com a expressão: “Vocês encontrarão nesta seção de nossa obra algumas das melhores produções dos mais apreciados poetas do Brasil e do estrangeiro; elas os estimularão a novas leituras, por toda a sua vida.”
Essa última frase, para mim, compreendo agora, foi profética!

Joseph Shafan
Enviado por Joseph Shafan em 17/09/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras