Joseph Shafan

"Então uma voz se elevou do abismo. Era o grito da Luz"  Visão de Hermes

Textos

É CRIME ELEITORAL divulgar mentiras sobre candidatos para influenciar eleitor
 
Atuação do MPF (Ministério Público Federal) na área eleitoral:
 
O Ministério Público foi expressamente escolhido pela Constituição para ser o guardião do regime democrático.
 
Por essa razão, possui funções eleitorais, exercidas pelo Ministério Público Federal e pelos ministérios públicos estaduais em todas as fases do processo eleitoral: inscrição dos eleitores, convenções partidárias, registro de candidaturas, campanhas, propaganda eleitoral, votação, apuração de votos, diplomação dos eleitos.
 
A instituição trabalha para assegurar que o processo eleitoral transcorra de forma íntegra e idônea e para preservar um valor fundamental – a democracia.
 
Sua atuação na Justiça Eleitoral ocorre por meio da emissão de pareceres, impugnação de pedidos, representações e oferecimento de ação. O julgamento cabe aos juízes eleitorais, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
A competência para propor ação contra candidato à Presidência da República é do procurador-geral Eleitoral, função exercida pelo procurador-geral da República.
 
O procurador-geral e outros membros do MPF por ele indicados oficiam nos julgamentos do TSE.
 
É CRIME ELEITORAL divulgar mentiras sobre candidatos para influenciar eleitor.
 
Para oferecer denúncia: pge@pgr.mpf.gov.br
 

Joseph Shafan
Enviado por Joseph Shafan em 10/10/2010
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras