Joseph Shafan

"Então uma voz se elevou do abismo. Era o grito da Luz"  Visão de Hermes

Textos



prece a Benten*

tira do haikai
deusa de todas as artes
o equívoco

弁天 祈り

俳句を掃除
美術界 女神
眼鏡違い

benten inori

haiku wo souji
bijutsukai megami
meganechigai


*Benten (弁天) é a única deusa dentre os Sete Deuses da Sorte do Japão (Shichifukujin - 七福神). Esse grupo, divulgado pelo monje Tenkai desde o século 17 (Período Muromachi), simboliza as virtudes essenciais para o ser humano, representando cada deus uma diferente virtude.
A Benten (ou Benzaiten - 弁才天) é atribuída a virtude da Amabilidade, sendo considerada padroeira do Japão, Deusa Japonesa da Poesia, da Música, do Aprendizado, da Sabedoria e de toda a Arte. Segundo a Tradição Japonesa, popularizada no período Edo, na véspera de Ano Novo, os Sete Deuses da Sorte, em seu Takarabune (宝船 navio de tesouros) visitam cada porto para trazer felicidades a todos. Desde aquele período, as pessoas costumam colocar no dia de Ano Novo, debaixo do travesseiro, um Takarabune, esperando sonhar ter boa sorte pois, segundo a lenda, quem sonha com a boa sorte a recebe dos Shichifukujin, conforme sua necessidade. Muito mais difundido entre as crianças, essas recebem envelopes vermelhos com uma imagem do Takarabune, nos quais devem colocar o dinheiro recebido no dia de Ano Novo para que tenham mais economia durante o ano. No Takarabune há uma série de representações de cada virtude e consequente fortuna adquirida por aqueles que a professam (com Benten vem o Hagoromo 羽衣, um vestido longo que flui solto e que dá o dom de voar; atributo da Benzaiten). O sentido maior de "Boa Sorte" e "Fortuna" nessa tradição é Felicidade, ao contrário da maioria da civilização ocidental.



Para as crianças, há um bem elaborado Takarabune para imprimir e montar (e fácil de fazer) com desenhos do artista N.Ogasawara, disponível pela Canon do Japão para download :
cp.c-ij.com/es/contents/2022/03270/index.html


Images
Benzaiten inspire playing a shamisen by Hiroshige Utamaro
Takarabune by N.Ogasawara










Joseph Shafan
Enviado por Joseph Shafan em 29/06/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras