Joseph Shafan

"Então uma voz se elevou do abismo. Era o grito da Luz"  Visão de Hermes

Textos

Depressão Materna (Depressão Perinatal)
A Depressão Materna (Depressão Perinatal) inclui o período pouco antes do parto até meses seguintes.

Cerca de 13% das mulheres, conforme estatísticas em publicação recente da United States Preventive Services Task Force (USPSTF), mergulham em tristezas intensas, mais ainda pela busca em vão de encontrarem a causa do sentimento de infelicidade, com tantas complicações como risco maior de nascimento prematuro, choro aparentemente sem causa, desinteresse, sonolência, insônia, ansiedade, compulsão alimentar, baixa libido, pânico, descuidados com o bebê, instabilidades emocionais, relacionamento deficiente com o recém nascido, que geram desavenças familiares, justamente num instante da vida em que havia a expectativa de muita alegria. Assim, a Depressão Perinatal fica sendo considerada uma das maiores agravantes do parto.

A Depressão Materna pode ainda afetar o desenvolvimento cerebral da criança resultando sequelas a prazo médio e longo. Na intensidade do impacto emocional pode ocorrer suicídio.

Nessa comprovação científica de publicação recente, a US PS TF faz recomendações aos clínicos e obstetras para integrarem as gestantes em programas psicológicos específicos. Mas, nos dizeres do dr. Drauzio Varela "Infelizmente, o número de mulheres que necessitam de cuidados psicoterápicos perinatais é muito maior do que a disponibilidade de acesso aos serviços do SUS em condições de atendê-las.".

Dentre diversos agentes sociais e clínicos da Depressão Perinatal se encontram a falta de apoio familiar, ausência de suporte social e histórico anterior de depressão.

A mesma atual publicação estadounidense recomenda a prevenção da Depressão Materna aproveitando-se a motivação maternal  no fomento de um conjunto de respostas que impulsionem
o bem-estar tanto da parturiente como do bebê. Para tanto, a US PS TF disponibiliza uma publicação adicional (Antenatal Risk Questionnaire ou o Postpartum Depression Predictors Inventory).

A prevenção, de acordo com o publicado, reduz em pelo menos 39% a Depressão Perinatal.

- texto baseado em literatura ["Depressão perinatal"] notificada em 18/03/2019 pelo dr. Drauzio Varela

Joseph Shafan
Enviado por Joseph Shafan em 19/03/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras